Soluções cloud computing: descubra qual é a melhor para o seu projeto

É fato que a computação em nuvem oferece oportunidades de melhoria de desempenho das suas aplicações. Contudo, é importante ter em mente que não basta contratar qualquer serviço — é a escolha adequada da solução de cloud computing que será decisiva para otimizar a performance do seu projeto.

Por isso, listamos as principais alternativas, explicando como cada uma funciona, para quais situações são recomendadas e quais as suas principais vantagens. Confira!

Cloud Hosting: a praticidade do painel

Quer ter a praticidade de administrar o site com o mesmo painel da hospedagem, dispensando a necessidade de fazer configurações avançadas no servidor? Então, provavelmente o Cloud Hosting — que também gostamos de chamar de “meu primeiro cloud” — é a solução que você procura.

Diferentemente de um serviço de hospedagem regular, em que os recursos costumam ser compartilhados, aqui eles são dedicados. Por isso, não é preciso se preocupar com a lentidão que o uso conjunto de clientes ativos poderia causar e nem com os picos de acesso.

Entre as funcionalidades, estão:

  • backup diário;

  • disco SSD: armazenagem com rapidez de leitura e escrita;

  • IP público: um IP disponível por servidor.

Por meio do painel, é possível administrar com facilidade as seguintes funções:

  • instalador de apps (como WordPress, SugarCRM, Joomla e Drupal);

  • criação e gerenciamento de bancos de dados;

  • informações da hospedagem;

  • configuração de e-mail profissional;

  • gestão de permissão para desenvolvedores;

  • múltiplos sites e projetos.

Na contratação você precisa saber se precisa de um servidor só para o banco de dados, ou web, ou os dois em um só,  escolher o sistema operacional (Linux ou Windows), e claro, os recursos computacionais.

Essa solução é indicada tanto para desenvolvedores que precisam de praticidade, quanto para profissionais que ainda estejam fortalecendo seus conhecimentos técnicos e não utilizem soluções que haja necessidade de programar através de linha de comando.

Além de todos esses diferenciais, o Cloud Hosting oferece atendimento 24 horas por 7 dias da semana, com uma equipe qualificada e altíssimo nível de segurança, além do monitoramento constante dos servidores — que fica por parte da Locaweb.

Cloud Server Pro: liberdade para programar do zero

Se você deseja ter todo o controle sobre os seus projetos na nuvem, o Pro é a melhor opção. Ele disponibiliza acesso root (ou admin) ao servidor por canais como o console web, SSH e terminal service.

Além de toda a autonomia para criar o ambiente das suas aplicações, ele conta com vantagens como:

  • gerenciamento de firewall — libere ou bloqueie as portas de acesso;

  • imagens pré-configuradas — instale imagens prontas de WordPress e LAMP (Linux, Apache, MariaDB/MySQL e PHP) para ganhar mais agilidade;

  • extrato de consumo adicional — tenha maior controle sobre os recursos utilizados;

 

Você também utilizar snapshots. Pode agendar a criação de até duas imagens sem custo adicional e para recuperação.

Uma das maiores vantagens desse serviço — e, sem dúvida, um dos principais benefícios de ter uma infraestrutura na nuvem — é a escalabilidade vertical. É ela que vai ajudar a garantir estabilidade em situações de sobrecarga de acessos, já que é capaz de provisionar mais recursos conforme a necessidade.

Nesta solução, por ser um IAAS, a liberdade de configurar o melhor sistema operacional, linguagens para sua aplicação, ou até mesmo adicionar rotinas de backup de acordo com a sua necessidade, fazem com que seja uma solução bem completa para a sua aplicação.

VPS: autonomia do servidor virtualizado

O VPS (Virtual Private Server) é um serviço de servidor virtualizado privado, também com Linux ou Windows como alternativas de sistema operacional.

A solução é voltada para aqueles que desejam unir o controle que um servidor na nuvem proporciona a um custo-benefício mais atrativo.

Veja a lista de principais funcionalidades:

  • API: as interfaces de programação de aplicações podem contribuir — e muito — para o aumento de produtividade, já que permitem a criação de rotinas que automatizam o controle e monitoramento dos seus servidores;

  • acesso root ou admin;

  • armazenamento SSD: o SSD Intel fornece uma performance 10 vezes superior a um HD comum;

  • imagens pré-configuradas;

  • upgrade de plano: se achar que precisa aumentar a memória, o processamento, o espaço em disco e o volume de dados de transferência, você pode fazer o upgrade;

  • melhor custo benefício com infra no Brasil: garantia de baixa latência.

Vale lembrar que toda a configuração do servidor fica sob a sua responsabilidade, já que esse produto também oferece liberdade para configurar do zero o seu ambiente.

Este é um dos produtos preferidos dos desenvolvedores. apesar de ser uma infra mais simples, ele conta com bastante agilidade para projetos, e claro, por ter um custo bem acessível, garante que você possa ter mais de uma máquina virtual para cada projeto.

Como escolher qual a melhor opção

Por fim, é importante destacar que todos os serviços que tratamos aqui têm infraestrutura no Brasil, o que significa que você vai pagar em moeda nacional, dispensando preocupações com a variação do dólar.

Percebemos, portanto, que além de conhecer as características de cada solução de cloud computing, é fundamental entender o seu perfil e as exigências dos seus projetos. Conhecimento técnico, tempo disponível, capacidade de gerenciamento e requisitos da aplicação são mais alguns dos pontos mais relevantes para levar em consideração.

E então, já está preparado para colocar os seus projetos na nuvem? Se ainda estiver em dúvida sobre qual solução escolher, nossos especialistas terão o maior prazer em ajudar. Entre em contato conosco por meio do chat e fale com um dos nossos consultores!