VPS Locaweb: entenda como funciona e quais os seus benefícios

Com a nuvem se tornando cada vez mais importante para o sucesso de desenvolvimento e entrega, profissionais da área precisam contar com serviços de qualidade e alta performance para serem competitivos.

E é exatamente pensando nesse cenário que o VPS Locaweb foi desenvolvido. Neste artigo, queremos apresentar a solução e responder a todas as suas dúvidas sobre ela: o que é, como auxilia o seu trabalho e por que fazer esse investimento. Vamos começar!

O que é um VPS?

Para entender o conceito de VPS, podemos, primeiro, definir como funciona um serviço de cloud computing. Nesse tipo de entrega, a empresa provedora mantém a infraestrutura necessária para armazenamento, processamento e outros recursos, e seus clientes a acessam remotamente.

Mas hoje existem formas ainda mais eficientes e econômicas de contar com esse tipo de auxílio tecnológico no seu trabalho: é o caso do VPS.

VPS é a sigla em inglês para Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado. Ele virtualiza os recursos computacionais de um servidor físico e forma uma nuvem na qual é possível delimitar o que cada cliente vai usar de memória, processamento, espaço em disco. Se acontecer um pico de acessos com algum outro cliente que esteja na mesma nuvem, isso não afetará a sua aplicação, pois os recursos não são compartilhados.

O conceito do VPS é um servidor que sustenta uma nuvem — diferentemente do cloud, que tem várias máquinas que abastecem aquele espaço virtual.

Trata-se de um produto de baixo custo e de muita agilidade para programar. É comum, por exemplo, que desenvolvedores contratem vários VPS justamente por oferecerem um custo mais baixo, a fim de ganhar em agilidade na instalação, contar com imagens pré-configuradas para criar as aplicações e até mesmo deixar um plano por cliente.

O grande ponto do VPS é que ele prioriza a autonomia por ser um IaaS (Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como Serviço), e o desenvolvedor tem total liberdade de criar seu ambiente do zero. Se precisar aumentar os recursos, basta fazer um upgrade de plano.

Ou seja, é uma solução para dar liberdade e performance para quem desenvolve sem pesar no orçamento e sendo viável até no caso de trabalho freelancer.

Quais os diferenciais do VPS Locaweb?

Para que um VPS seja interessante para o desenvolvedor, ele precisa ter foco em performance e oferta abrangente de recursos. Afinal, só vale a pena quando a solução é superior a uma infraestrutura física cobrando preços mais competitivos por isso.

E é exatamente isso que a VPS Locaweb trouxe para o mercado. Para entender melhor como você pode se beneficiar do nosso servidor virtual privado, veja os diferenciais que o tornam um dos mais bem-avaliados entre nossos clientes. Confira!

Armazenamento em SSD

Com o aumento no volume de dados e arquivos com que um desenvolvedor trabalha hoje, contar com a velocidade de disco SSD é fundamental para agilizar seus processos.

O VPS Locaweb oferece seu armazenamento integralmente em discos SSD que são até 10 vezes mais rápidos que um HD padrão.

Acesso root

O VPS, por ser um serviço no modelo IaaS, oferece acesso root ao desenvolvedor, dando liberdade total na forma como você monta seu ambiente — que configura a aplicação através de linhas de comando.

Opções de SO

O VPS Locaweb é uma das únicas soluções do mercado a dar a opção para o profissional programar em Linux e Windows, que exige uma estrutura muito mais pesada.

A Locaweb teve um desafio grande para entregar a infraestrutura que o Windows exige, com mais memória e mais processamento.

E se você quer essa liberdade sem perder tempo, oferecemos imagens pré-configuradas em LAMP e WordPress incluídas em nossos planos Linux.

Data center nacional

Diferente de muitas opções de mercado, o VPS da Locaweb conta com servidores no Brasil, dando mais performance e garantindo baixa latência. Isso, sem contar que o pagamento mensal do produto é em reais com impostos já inclusos, ou seja, não há preocupação com a cotação do dólar.

Segurança e suporte

Aqui, um dos grandes diferenciais da Locaweb: além do foco constante em performance a baixo custo, a segurança das informações é nossa grande preocupação.

No caso de nosso VPS, nossa infraestrutura é garantida pela International Auditing and Assurance Standards Board tanto em controle como em gestão de serviços. Também seguimos as recomendações estabelecidas pelo ISAE 3402, além de proteção DDoS na camada de gerenciamento do data center e porta de saída 25 bloqueada por padrão.

E se, mesmo assim, você tiver alguma questão a ser resolvida, a Locaweb oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Toda a documentação e todos os canais de comunicação são em português e gratuitos.

Por que contar com a solução VPS Locaweb?

Todos os diferenciais que apontamos já mostram como a solução da Locaweb é vantajosa, mas podemos ir além!

O VPS da Locaweb oferece diversas funcionalidades para facilitar o desenvolvimento, deploy e gerenciamento de suas aplicações, como:

  • APIs para automatizar e controlar servidores e rotinas de forma ágil;
  • acesso root para customizar a configuração do ambiente;
  • SSD para garantir velocidade de leitura e escrita do disco (i/o);
  • baixa latência;
  • imagens pré-configuradas;
  • opções de planos que se enquadram na sua demanda.

Se o VPS vem se tornando uma solução eficiente e poderosa para hospedagem e desenvolvimento, essas vantagens trazem autonomia, alta performance e custo-benefício sem igual em um serviço com infraestrutura no Brasil.

Quais são os planos de VPS que a Locaweb oferece?

Para terminar, já que falamos tanto sobre custo-benefício e como o VPS é uma solução barata para desenvolvedores (desde freelancers até empresas), é hora de dar números. Veja como funcionam os planos VPS Locaweb:

  • os planos da Locaweb oferecem memória a partir de 512 MB (SO Linux) até 32 GB. Para as máquinas maiores o preço é competitivo e acessível para quem busca.

Contratando-o, você não só recebe uma infraestrutura de alta performance para o seu trabalho, e garante a proximidade de relação e suporte e a flexibilidade de contar com uma parceria dentro do país.

Quer saber mais sobre o VPS? Baixe grátis o Guia do VPS Locaweb e conheça mais sobre o servidor virtualizado.