6 blogs de programação para ficar por dentro das novidades

Todo bom desenvolvedor sabe que precisa ficar atento às novas tendências da área, e os blogs de programação estão aí para isso. Quando blogueiros e comunidades se dispõem a compartilhar notícias e conhecimentos na internet, se manter atualizado fica mais fácil.

Neste post, selecionamos 6 blogs prestigiados da web que, com certeza, podem ajudar muito em sua carreira como desenvolvedor, seja oferecendo treinamentos de qualidade, notícias recentes ou, até mesmo, auxiliando na conexão com outros profissionais. Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre eles!

1. Vida de Programador

Criado pelo programador André Noel, o blog Vida de Programador ganhou popularidade na internet com suas tirinhas cômicas que, segundo seu próprio criador, retratam momentos engraçados do cotidiano dos desenvolvedores.

Os personagens são baseados no formato das tirinhas de outro blog muito conhecido, o Vida de Suporte. Geralmente, as histórias não são baseadas em fatos, mas, quando são, nomes e outros detalhes são alterados.

As tirinhas fazem tanto sucesso que são reproduzidas em vários outros sites e blogs renomados, como o Canaltech. O Vida de Programador também conta com um canal no YouTube com dicas, aulas e palestras.

André é Mestre em Ciência da Computação e é membro oficial da Comunidade Ubuntu. Ainda atua como programador, mas se dedica principalmente ao humor atualmente.

2. Tableless

Criado por Diego Eis, o Tableless é um site que teve seu início falando exclusivamente sobre desenvolvimento front-end, mas hoje, também disponibiliza conteúdos sobre design, user experience (UX), back-end, mercado de internet e vários outros assuntos.

O blog ganhou popularidade com a sessão Convertidos do Tableless, em que Diego e colaboradores publicavam estudos sobre websites que usavam tabelas para sua estruturação com apenas CSS e HTML semântico.

O termo já caiu em desuso há muito tempo, mas o nome Tableless é uma referência da época onde os padrões web começaram a crescer e os desenvolvedores deixaram de utilizar tabelas na construção de sites.

Além do fundador Diego, a produção do blog também conta com a curadoria de Danilo Vitoriano, Ricardo Yasuda e Tailo Mateus. O conteúdo é bastante rico e didático, com posts escritos e pequenos tutoriais em vídeo que abordam desde a implementação de HTML até a manipulação de atributos com jQuery.

3. Alura

A Alura surgiu como uma central de conteúdo da Caelum, uma empresa de treinamentos presenciais de tecnologia fundada por Paulo e Guilherme Silveira que passou a oferecer cursos online para se adequar aos diferentes horários e ritmos dos seus alunos.

A Caelum Online nasceu em 2011 e, após seu tremendo sucesso, em 2013 a marca Alura foi criada. O site oferece uma plataforma interativa de aprendizado voltada para tecnologia com mais 600 cursos disponíveis.

O blog é abastecido constantemente com novidades da área de desenvolvimento e programação e o fórum oficial é um espaço aberto para troca e compartilhamento de informações entre a equipe interna, alunos e visitantes.

A Alura já é considerada uma das melhores plataformas de ensino on-line do país com cursos essenciais até o que há de mais avançado nas áreas de mobile, front-end, design, UX, programação, infraestrutura e negócios.

4. InfoQ

Com mais de 1,2 milhão de leitores mensais, o InfoQ é um dos maiores blogs de programação da atualidade. Referência na área de software e tecnologia em geral, seu conteúdo é comumente voltado para tendências emergentes da área como técnicas e ferramentas que ainda se encontram em estágio de adoção na indústria.

A equipe editorial do blog é composta por profissionais de vários países, como Estados Unidos, China, França, Japão e, claro, o Brasil. A sua comunidade também conta com grandes nomes da indústria: Dianne Marsh (diretora de engenharia na Netflix), Randy Shoup (antigo diretor do Google App Engine e atualmente CTO da KIXEYE) e Brian Goetz (arquiteto de Java na Oracle).

Mantido e chefiado pela C4Media, uma empresa remota com representantes em nove países, o InfoQ é, sem dúvida, um blog confiável para ficar por dentro das novidades e se preparar para as atualizações constantes na área de software.

A C4Media também organiza o QCon, um evento em que centenas de palestrantes e milhares de participantes se encontram para discutir as novidades da área de desenvolvimento de software. As conferências ocorrem em São Francisco, Nova York, Pequim, Xangai e São Paulo, e as apresentações são disponibilizadas em vídeos no blog do InfoQ.

5. Simple Programmer

O Simple Programmer começou em 2009 como um blog pessoal no qual o seu criador, John Sonmez, tentava ensinar programação de uma forma simples e de fácil compreensão. Segundo o próprio John, na época os conhecimentos da área eram frequentemente abordados pelos profissionais de uma forma que os fazia parecer mais complexos do que realmente eram.

John também é autor dos livros “Soft Skills: The Software Developer’s Life Manual” (“Soft Skills: O Manual da Vida do Desenvolvedor de Software” em tradução livre) e “The Complete Software Developer’s Career Guide” (O Guia Completo do Desenvolvedor de Software), ambos disponíveis na Amazon.

Além de programador, John também se posiciona como uma espécie de “guru” da sua área, explorando temas como desenvolvimento pessoal e empreendedorismo direcionados para profissionais da internet.

Se você se interessa por um conteúdo mais dinâmico que aborde não só as novidades do mundo da programação, mas também artigos sobre como melhorar a sua carreira, trabalhar suas emoções, desenvolver habilidades pessoais e entrar em forma, esse é o blog certo para você!

Vale lembrar que para desfrutar do conteúdo do Simple Programmer é preciso ter bom domínio da língua inglesa. Entre todos os blogs citados neste post, ele é o único com conteúdo inteiramente em inglês.

6. Dev looper

O Dev looper é o blog oficial dos desenvolvedores da Locaweb e traz conteúdos sobre front-end, back-end, novidades da área, dicas de produtividade, estudo, carreira, gestão de projetos para desenvolvedores, além de artigos técnicos escritos pelos próprios Locawebers.

A empresa já contava com um blog oficial que abordava assuntos diversos relacionados à internet e programação, mas recentemente decidiu apostar na publicação de conteúdos voltados para públicos definidos.

A Locaweb surgiu em 1998 oferecendo apenas serviços voltados para criação de sites. Hoje é líder em serviços de internet no Brasil e na América Latina e disponibiliza uma enorme gama de soluções estruturadas em quatro unidades de negócio: Locaweb Serviços de Internet, All iN, Tray e Locaweb Corp.

Existem muitos outros blogs de programação no Brasil e outros milhares espalhados pelo mundo, mas o importante mesmo é estar em dia com as novidades da área para garantir bons resultados com seus clientes ou projetos pessoais.

E se você, programador, gostou do conteúdo e gostaria de ficar por dentro de tudo o que rola por aqui, é só acompanhar o blog nas redes sociais! Nos encontramos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!