10 fontes de conhecimento para aprender mais sobre Ruby

Já tenho alguns anos de experiência trabalhando com desenvolvimento e Ruby, mas estou sempre em busca de aprimorar minhas habilidades. Neste artigo vou listar alguns materiais e canais que costumo utilizar como fonte de conhecimento.

Todas as fontes são em inglês, por isso, se você ainda não tem familiaridade com essa língua, é recomendável que busque esta competência. Além de ser um conhecimento importante para Devs, saber inglês permite que você receba novidades relacionadas a tecnologia e programação com antecedência, já que leva um tempo para os conteúdos serem produzidos em português.

Vamos aos canais?

1. Ruby Weekly

É uma newsletter semanal que traz todas as novidades do mundo Ruby. Reúne artigos do mundo inteiro, das melhores empresas e dos melhores devs.

Além disso, a Ruby Weekly também traz algumas vagas de trabalho pelo mundo, pra quem está interessado!

2. Podcast Ruby Rogues

É um podcast semanal que já existe há muitos anos. Os episódios costumam trazer um convidado e focar no assunto que este é especialista, por exemplo este em que discutem estratégias de como atualizar a versão do Rails de uma aplicação.

A bancada já teve diversas formações por onde já passaram alguns famosos, como por exemplo o Tender Love, integrante do core team do Rails e Ruby.

3. Exercism.io

Uma das pessoas que está por trás deste projeto é a Katrina Owen, coautora de um dos melhores livros de Ruby, o 99 Bottles of OOP.

Neste site é possível escolher uma linguagem e fazer exercícios para aprimorar seu conhecimento. Eles começam mais simples e depois vão ficando mais difíceis.

É necessário baixar um programa para fazer download e upload das soluções. A grande vantagem disso é que é possivel utilizar seu ambiente de desenvolvimento (editor, teminal, etc…), e não precisar utilizar editores online como em outros sites.

O grande destaque dessa plataforma é que o código que submetemos é avaliado por mentores voluntários.

Eu estou fazendo a trilha de ruby e aprendendo muito com as dicas dos mentores!

4. Livro “99 Bottles of OOP”

Este livro foi escrito pela Katrina Owen e pela Sandi Metz e tem como objetivo mostrar um processo de refatoração de um código procedural para transformá-lo em um bom código orientado a objetos.

Apesar do código em questão ser simples, ele permite que se tenha uma discussão muito boa em cada passo da refatoração que é explicado com muitos detalhes, focando em como fazer as melhores abstrações do código.

5. Livro “Practical Object-Oriented Design in Ruby”

Este livro também foi escrito pela Sandi Metz e mostra como aplicar padrões de orientação a objetos em Ruby.

Por exemplo, fala sobre injeção de dependência, conceito de interfaces, uso de composição, etc.

Eu considero a bíblia para quem trabalha com Ruby.

6. Screencast Ruby Tapas

Produzido pelo Avid Grim, referência na comunidade Ruby.

São vídeos semanais curtos que ensinam sobre assuntos diversos relacionados a Ruby. Para ter acesso a todos os episódios, é necessário se tornar um assinante.

7. Screencast Destroy All Software

Produzido pelo Gary Bernhardt, é uma série de screencasts onde ele aborda temas como boas práticas em orientação a objetos, testes automatizados, entre outros assuntos como git, bash e até fundamentos da computação.

Os vídeos geralmente são curtos e valem muito a pena, pois o autor tem muito conhecimento e sabe explicar muito bem! Somente assinantes têm acesso ao conteúdo.

8. Hackerhank

Neste site existem várias trilhas de exercícios, por exemplo “programação funcional”, “resolução de problemas”. É possível escolher qual linguagem utilizar (incluindo Ruby).

Pessoalmente já pratiquei bastante há um tempo atrás e achei bem legal. Os exercícios começam a ficar bem difíceis à medida que vai passando de nível.

Uma parte legal é o fórum de discussões de cada exercício, onde o pessoal comenta sobre as soluções. Também é possível visualizar as soluções enviadas pelos outros e aprender com isso.

Algumas empresas utilizam este site para fazer seu processo de contratação, tendo a possibilidade de selecionar excelentes programadores do mundo todo.

9. Codin Games

É um site onde você pode fazer exercícios de programação em diversas linguagens, inclusive Ruby. A parte mais legal é que são problemas relacionados a jogos. Ao submeter sua solução, é possível ver o resultado aplicado ao jogo.

Eu pessoalmente mexi pouco com este, mas tenho colegas que recomendam fortemente!

10. Upcase

A thoughtbot anunciou recentemente que liberou todos os cursos do Upcase de graça! Existem cursos de Ruby on rails, Git, etc. São videos muito bem feitos e bem explicados.

Vale a pena conferir!

Bônus: Ruby on Rails podcast

Minha intenção era ter só 10 itens, mas acabei lembrando desse que comecei a escutar recentemente. É um podcast focado em Ruby on Rails, e que já tem vários episódios. Ainda escutei pouco para falar se é bom, mas parece que sim!

Espero ter contribuído com boas fontes de estudo e novidades relacionado ao mundo ruby. Tem alguma sugestão para complementar essa lista? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!