Entenda os benefícios de usar soluções G Suite com seus clientes

O uso da tecnologia se tornou fundamental para o funcionamento das organizações dos mais diferentes setores. Cada vez mais são necessárias ferramentas de armazenamento de dados e de comunicação que permitam a colaboração no ambiente corporativo, visando facilitar a gestão. As ferramentas do G Suite oferecem essas opções, e o uso delas proporciona uma economia considerável, já que a empresa não precisa manter uma equipe de TI.

O armazenamento dos dados no computador vem se tornando obsoleto. Todo aquele trabalho de transferir os arquivos entre dispositivos já não é mais necessário, afinal, há outras maneiras de centralizar tudo em apenas um local, acessível de qualquer dispositivo conectado à internet.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o G Suite? Então continue a leitura deste artigo e confira uma série de funções e recursos que vão facilitar as suas tarefas no meio digital!

O que é o G Suite?

Antes conhecido como Google Apps for Work, o G Suite é uma das soluções mais robustas do Google — um pacote de aplicativos de colaboração e de comunicação para empresas. Ele permite o uso dos apps da empresa americana de maneira personalizada para o seu domínio profissional.

O pacote inclui Google Drive, Gmail profissional, Google Agenda, Hangouts, Google Docs, Google Chat, Google Keep, entre outros. Trata-se de uma tecnologia para colaboração que toda corporação precisa, reunida em apenas um pacote.

O G Suite organiza as informações e as pessoas em uma empresa para as equipes se manterem conectadas, elaborar estratégias futuras e criar de maneira colaborativa.

Estamos falando de uma solução que garante uma transformação cultural e tecnológica na sua empresa, afinal, o crescimento é possível em uma organização onde os profissionais podem demonstrar todo o seu potencial e onde as ferramentas oferecem um diferencial competitivo. G Suite é uma metodologia comprovada para o sucesso do negócio!

Quais são as soluções oferecidas pelo G Suite?

Sincronia de arquivos

Basta sincronizar os arquivos em uma pasta do computador e qualquer alteração feita será automaticamente salva. Encontrar os arquivos ficou mais prático com a pesquisa do Google.

Além disso, não há mais a necessidade de adquirir vários softwares adicionais. O Google Drive permite a visualização de mais de 40 formatos distintos de arquivos, incluindo planilhas, vídeos, imagens etc.

Compartilhamento personalizado

Você pode manter os arquivos confidenciais até o momento de compartilhá-los. Também é possível conceder acesso para cada atividade (visualização, comentário, edição e download), evitando a mesclagem de documentos.

Mobilidade

Alguma vez você já começou a produzir um arquivo no computador da empresa mas não conseguiu terminar a tempo e, quando chegou em casa, teve um insight importante? Você não precisa mais esperar pelo dia seguinte!

Com o Google Drive você consegue, do seu celular, fazer as alterações necessárias. Além disso, pode decidir se vai compartilhar as modificações com os colaboradores envolvidos ou não.

Embora você esteja offline, ainda é possível visualizar e editar os arquivos em planilhas, documentos e apresentações.

Os dados sempre estarão seguros no G Suite, afinal, ficam armazenados em uma rede de data centers que estão espalhados pelo globo terrestre. Eles são construídos para eliminar os pontos de falhas individuais e para minimizar o impacto de falhas comuns nos equipamentos e de riscos ambientais.

Integração entre aplicativos

As ferramentas do G Suite funcionam de maneira integrada, visando proporcionar uma solução completa para a sua organização. Dessa forma, quando um comentário for feito na planilha, por exemplo, todos os colaboradores vão receber um alerta no e-mail.

Além disso, você ainda pode transformar uma mensagem em um evento do Google Agenda. Os vários recursos do Google Drive, por exemplo, ainda podem ser estendidos com a integração de inúmeros aplicativos de terceiros.

Por que utilizar essas soluções com os seus clientes?

É imprescindível que a sua empresa crie autoridade a respeito do assunto tratado, seja nas campanhas, seja no dia a dia do negócio. Para facilitar que essa imagem se consolide, é fundamental que você consiga divulgar a marca de todas as maneiras possíveis.

O Gmail, por exemplo, permite a personalização com foto e nome de quem está encaminhando a mensagem — a imagem pode ser o logotipo da organização, inclusive. Isso acaba criando um canal para que os clientes associem uma imagem ao seu negócio, interferindo diretamente na confiabilidade dos conteúdos.

Sem contar que o Gmail permite configurar as assinaturas de e-mail, a fim de deixar as mensagens mais pessoais e profissionais. Na assinatura, você consegue inserir a marca da organização, além de hyperlinks para as redes sociais e para o site corporativo.

Quais são os benefícios das soluções G Suite para os desenvolvedores?

Armazenamento

Já imaginou nunca mais ter que se preocupar com o backup de cada computador da sua empresa? Isso é realidade ao utilizar o G Suite, já que a empresa tem 30Gb de espaço em nuvem.

Além disso, há a possibilidade de contratar mais espaço de armazenamento, podendo chegar a um extra de 16Gb. Esse espaço de armazenamento pode ser usado como você preferir, e pode ser modificado para dividir a quantidade de gigabytes pelos usuários cadastrados.

Gestão simplificada

Com o G Suite é muito mais prático fazer o gerenciamento de vários serviços de maneira interdependente (agenda, armazenamento, e-mail, entre outros).

Na ferramenta, a gestão de usuários, de dados e de licenças é centralizada e criada por meio de um painel intuitivo e simples, no qual se consegue extrair relatórios que demonstram como os colaboradores têm utilizado a plataforma.

Acessibilidade

Muitos ainda utilizam e-mail e até mesmo os pendrives para acessar arquivos entre os computadores. No entanto, manter os arquivos atualizados em vários locais ao mesmo tempo e sem perder o controle das cópias é uma tarefa extremamente complicada.

Fazer isso usando um serviço em nuvem como o Google Docs é muito prático, tanto para o armazenamento quanto para a criação de documentos. Esse aplicativo gera segurança de forma precisa na atualização das informações.

Com o uso do Google Drive, você acessa os documentos de onde estiver — via mobile ou por dispositivos desktop — para encontrar a versão mais atual de um arquivo importante. Além disso, é possível acompanhar todo o histórico das alterações feitas.

É importante destacar que as vantagens do G Suite vão muito além das questões de armazenamento. Produtividade e colaboração são pilares extremamente fortes no discurso de venda e também na oferta agregada do serviço, considerando o processo de transformação digital que vivemos e a questão da segurança.

Quais são as vantagens para os clientes?

E-mail profissional

Ao usar o G Suite, você garante a criação de e-mails profissionais para todos os colaboradores.

Com isso, os clientes também podem acessar o site e ainda perceber uma atitude mais profissional da marca. Outro benefício é ter todos os recursos e a estrutura do Gmail em um ambiente voltado especificamente para a sua corporação.

Segurança

Um ponto crucial para o armazenamento em nuvem é que as ferramentas Google priorizam a segurança de todos os dados dos clientes — a empresa valoriza uma infraestrutura com criptografia extremamente robusta.

Um recurso relevante disponibilizado é a autenticação em duas etapas, para garantir acesso aos serviços — o que faz com que ninguém consiga ter acesso às contas sem permissão.

Sem contar que você pode usar regras de retenção para definir o tempo que seus dados vão ser preservados. Assim, é possível mantê-los pelo tempo que precisar e removê-los quando não necessitar mais deles.

Além disso, o administrador do sistema tem controle total sobre as cotas de utilização do espaço e sobre as autorizações dos perfis, podendo, ainda, controlar quais dados ou aplicativos serão usados pela empresa e quais vão permanecer inativos.

Mais uma vantagem que garante segurança para a empresa é que muitas tarefas são gravadas no registro de auditoria do administrador. Dessa forma, é possível fazer um acompanhamento do histórico das atividades, inclusive qual administrador fez qual tarefa.

Por fim, outro grande benefício do uso das soluções oferecidas pelo G Suite é que as atualizações são automáticas, ou seja, sem qualquer custo extra. Assim, sempre que algum recurso ou nova função for lançado dentro de uma aplicação, os usuários receberão as respectivas atualizações — o que evita custos extras para a área de TI da sua empresa.

Gostou de conhecer os benefícios de usar o G Suite na sua empresa? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outros conteúdos como este!