Plataforma de imagens: quais as vantagens e como escolhê-las?

Projetos personalizados, com um design atraente e moderno são uma busca unânime entre clientes. Para proporcionar isso, a plataforma de imagens é uma ótima ferramenta de apoio ao desenvolvedor. Por lá ele encontra os melhores arquivos para inserir em sites e sistemas, os deixando com uma cara única.

Ter uma conta e fazer uso frequente desses bancos de mídias é fundamental para entregar sempre o melhor ao cliente final. Diante disso, você entenderá melhor neste post o que são essas plataformas de imagens. Entenda por que utilizá-las, quais as vantagens oferecem e como escolher a melhor entre elas. Confira!

O que são plataformas de imagens?

Também conhecida como banco de imagens, a plataforma de imagens é um site que centraliza uma extensa seleção de arquivos de diversas modalidades. Por lá você encontra fotografias, ilustrações e toda variedade de mídia desse tipo. Há diferentes opções de uso, como as contas gratuitas e as por assinatura, que têm acesso maior.

As plataformas funcionam como um marketplace, em que uma série de autores disponibilizam seus trabalhos. Algumas têm direitos autorais, ou seja, você só tem acesso se pagar por elas ou for assinante do banco de imagens. Em contrapartida, há também muitas imagens livres para uso comercial, várias com ótima qualidade.

Por que utilizar essas plataformas para criar imagens para os sites dos clientes?

O motivo principal é a possibilidade de executar projetos de qualidade. Com um acesso a um acervo vasto de imagens, o desenvolvedor tem mais recursos para seus projetos. Além disso, ele consegue entregar uma das principais exigências dos clientes: a exclusividade. Eles buscam algo único e com a identidade das marcas.

Quando o desenvolvedor trabalha em um site ou um sistema, ele precisará de figuras de diferentes tipos para ilustrar o projeto. O cliente espera algo diferenciado, que não se encaixe em um conceito padrão. Para entregar essa exclusividade, a plataforma de imagens é a ferramenta ideal.

Pagar ou usar bancos gratuitos?

Ainda os bancos de imagem gratuitos ofereçam ótimos materiais, as chances de já terem sido usados em um outro projeto é grande. Se o cliente percebe isso futuramente, a credibilidade do desenvolvedor fica comprometida.

Vale muito a pena considerar ser um assinante de uma plataforma de imagens, uma vez que a demanda para novos projetos é constante. Isso garante o acesso a novos arquivos diariamente, sem o risco de ter que repeti-los em diferentes projetos.

No entanto, quem não tiver acesso a essas contas, precisa estar atento à exclusividade dos projetos. Naturalmente, é difícil saber todas as imagens que já foram usadas em outros sites. Ainda assim, esteja atento e jamais repita as fotos em mais de um projeto que você tenha desenvolvido.

Quais as vantagens de utilizar essas plataformas?

O uso de uma plataforma de imagens traz vantagens pontuais e muito claras. O desenvolvedor tem facilidades que valem muito a pena no seu cotidiano. Os projetos têm ganhos consideráveis, uma vez que estarão associados a mídias correspondentes.

Por exemplo, se o seu cliente é um Pet Shop, certamente você encontrará ótimas fotografias e ilustrações de animais. A qualidade dos arquivos também é ótima e agrega muito valor aos sites e aplicações. A seguir, entenda algumas outras vantagens de destaque no uso de um banco de imagens.

Projetos com mais qualidade

Você já viu como a exclusividade é um ponto de destaque, com figuras diferenciadas e únicas. Além disso, há uma questão garantida no uso dessas plataformas: a qualidade das mídias. Imagens nas mais altas resoluções serão fundamentais para entregar um trabalho com muita qualidade ao cliente.

Definição exata dos direitos de uso

Os bancos também são muito claros com os direitos de uso. Há as imagens com as licenças creative commons, com livre uso, além das que têm restrições de uso comercial. Na plataforma você consegue encontrar essas restrições com clareza e transparência, sem precisar se preocupar com possíveis questões de direitos.

Ampla possibilidade de escolha

Talvez a maior vantagem das plataformas seja a grande amplitude de opções. Você encontra milhões de imagens, de diferentes temas e estilos. Será muito difícil não conseguir o que você quer para o seu projeto, principalmente nas contas por assinatura. Elas aumentam o acesso às versões de maior qualidade.

Quais as principais plataformas de imagens existentes?

Ao buscar uma plataforma de imagens, foque naquelas que são mais relevantes e estabilizadas no mercado. Você encontra ótimas alternativas entre as pagas e as gratuitas, além das que oferecem as duas opções. Confira as principais a seguir.

Freepik

Uma das mais utilizadas atualmente, a Freepik disponibiliza desde fotos até vetores e arquivos PSD. Há também muitas ilustrações temáticas, o que pode ser de grande ajuda para seus projetos. Por lá você encontra um bom acervo gratuito, mas também tem acesso às mídias limitadas que são pagas.

Unsplash

Com um estilo bem característico, a Unsplash tem fotos de alta qualidade, mas sem aquela estética de trabalhos em estúdio. São fotos mais conceituais, de objetos, pessoas e paisagens. É uma ótima alternativa para quem busca opções mais sofisticadas, para projetos modernos. O uso não é para fins comerciais amplos.

Shutterstock

Uma das mais conhecidas, e paga, a Shutterstock também tem uma infinidade de possibilidades: mockups, fotos, ilustrações, imagens de estúdio, entre outras. Essa plataforma tem boas parcerias com estúdios, o que resulta em ótimos materiais. Se o projeto for grande e tiver grande visibilidade, vale a pena pagar.

Getty Images

Outra também muito popular, a Getty Images é responsável por uma grande parte das imagens mais comuns vistas pela web. Ela tem a mesma linha da Shutterstock, com imagens de todos os tipos, mas com preços mais acessíveis.

Como escolher a plataforma de imagens ideal?

É sempre importante avaliar as finalidades das imagens buscadas e o objetivo do cliente. Partir desses pontos vai permitir encontrar a plataforma ideal para o seu projeto. O desenvolvedor também deve avaliar o que é melhor, como uma fotografia propriamente dita ou um vetor em que ele poderá trabalhar com personalizações.

Outra importante questão é o estilo do projeto. Como você viu, há diferentes linhas de trabalho de uma plataforma de imagens. Se você busca algo mais de estúdio, opte por bancos que tenham essa característica. O seu projeto é mais conceitual, há boas opções que tornarão o seu trabalho bem sofisticado.

Não há uma unanimidade na hora de decidir pela melhor plataforma. O ideal é conhecer boas alternativas, com versatilidade de estilos, para então decidir qual será a fonte do seu próximo trabalho.

Uma plataforma de imagens é fundamental na rotina de qualquer desenvolvedor. Esteja sempre atento aos direitos autorais! Clientes com grande visibilidade não podem usar figuras sem licença comercial — isso pode gerar problemas futuros.

Em busca de soluções voltadas para desenvolvedores? Na Locaweb Pro você tem acesso aos melhores serviços, além de ter o suporte de um analista. Ele encontra as melhores oportunidades de trabalho para você. Entre em contato conosco!