Revenda de hospedagem: como funciona e quais são as vantagens?

Você já pensou em trabalhar com a revenda de hospedagem? Se a resposta for negativa, saiba que você está perdendo a chance de angariar e reter uma boa parcela de clientes que possuem, também, essa demanda.

Além de agregar valor ao seu produto, aumentar a sua produtividade e alavancar os lucros, a revenda de hospedagem oferece facilidades capazes de otimizar a rotina de trabalho com os seus clientes.

Para você entender melhor como isso é possível, no post de hoje, vamos conhecer as particularidades dos planos de revenda de hospedagem e apresentar o que é mais indicado para a sua cartela de clientes. Confira!

O que é revenda de hospedagem?

A revenda de hospedagem nasceu da necessidade do desenvolvedor em ter um controle maior de sua clientela, seja a gestão do empreendimento em si, uma administração maior da caixa de e-mails ou, até mesmo, com o objetivo de apenas vender o produto ao cliente final.

Em um ambiente totalmente digital, o desenvolvedor, ao adquirir um plano de revenda de hospedagem, passa a gerir o seu próprio negócio de gestão ao hospedar sites de terceiros, sem precisar de altos investimentos em equipamentos e servidores. Dessa forma, o revendedor passa a ter a função de intermediário entre o seu cliente e a empresa que oferece esses serviços.

Por meio de uma plataforma dotada de certa capacidade em disco, o revendedor consegue distribuir o seu leque de clientes no espaço disponível, de acordo com o volume de dados demandado.

Enquanto o desenvolvedor faz esse gerenciamento, a empresa responsável cuida da parte de infraestrutura e estabilidade das suas ações de revenda.

Quais as vantagens em ser um revendedor?

Além da facilidade de gerenciar os serviços de todos os seus clientes em um só lugar, um revendedor consegue passar uma autoridade maior para o seu empreendimento, reforçando o poder de sua marca — passando uma imagem mais profissional para o negócio —, e estreitando a sua relação com a clientela, que passa a receber um serviço ainda mais personalizado.

E não só o revendedor, mas, o cliente final também pode se beneficiar desse serviço. Com a aquisição de um negócio mais palpável e seguro, esse usuário tem contato direto com o gestor de sua hospedagem, o que facilita a comunicação e resolução de possíveis impasses.

Além disso, o revendedor tem a possibilidade de repassar a hospedagem pelo preço que julgar mais adequado, podendo lucrar um valor considerável em cima de cada venda, o que faz com que a revenda seja um diferencial na hora de precificar o site.

Inclusive, em alguns casos, o cliente final pode achar o preço do serviço do desenvolvedor caro. Logo, oferecer a hospedagem como um adicional no pacote de serviço de criação gera mais valor àquela proposta.

O trabalho com o fluxo de caixa também passa a ser mais apurado, uma vez que, se um cliente está com o pagamento atrasado, você consegue desabilitar a conta referida até a quitação do débito.

Para quem a revenda de hospedagem é indicada?

Por ser uma forma rentável de ganhar dinheiro no ambiente virtual, a revenda de hospedagens é altamente recomendada para desenvolvedores, agências, web designers, e freelancers que, em geral, tenham uma cartela de clientes maior e sentem necessidade de ter mais controle sobre eles.

Em alguns casos mais restritos, como em cidades pequenas onde a cobertura dos grandes provedores de internet ainda não chegou, torna-se indispensável o serviço da revenda de hospedagem para os provedores locais, além das empresas de software.

É preciso ter um número mínimo de clientes para trabalhar com a revenda de hospedagens?

Não existe um limite ou restrição para que o desenvolvedor trabalhe com a revenda. Essa é uma decisão que dependerá do formato de seus projetos, uma vez que alguns clientes demandam maior espaço em disco do que outros.

Para exemplificar, tomemos como exemplo um plano que forneça 50 GB ao revendedor, o que é bastante espaço e permite a conciliação de vários usuários. Porém, se um cliente específico é um site de grande porte, com alto volume de dados e acessado por milhares de pessoas, talvez esse espaço não seja suficiente e não permita a adesão de outros consumidores nessa plataforma.

Nesses casos, a revenda de hospedagem não seria o mais indicado, devido à necessidade da disposição de mais recursos para o cliente final. Sendo assim, a migração para um cloud ou servidor dedicado tende a ser mais indicado.

Quais recursos buscar em uma revenda de hospedagem?

A empresa fornecedora do serviço de revenda de hospedagem deve oferecer algumas particularidades aos contratantes, afinal, você precisa ter liberdade e segurança para administrar as contas dos seus clientes. Portanto, na lista abaixo, vamos conhecer alguns diferenciais que devem ser buscados por quem procura por esse tipo de serviço:

  • espaço em disco: essa é a característica que define a flexibilidade e quantidade de clientes que você poderá trabalhar dentro da plataforma;
  • estabilidade do produto: o plano contratado precisa oferecer flexibilidade para os projetos, afinal, eles podem crescer e, com o tempo, serem migrados para servidores dedicados ou contratar planos com mais espaço;
  • transferência de dados: o revendedor precisa saber o quanto ele pode trafegar entre os dados de seus clientes — é comum que alguns planos possuam um limite nesse quesito;
  • suporte técnico: é indispensável que a empresa forneça suporte em tempo integral. É possível que, a qualquer momento, você e seu cliente tenham dúvidas e passem por imprevistos que precisam de solução imediata;
  • caixa de e-mails: é interessante que o plano de hospedagem não imponha limites com relação a quantidade de caixa de e-mails. Dentro do espaço disponível, o ideal é que o revendedor possa trabalhar com quantos endereços quiser;
  • localização do datacenter: vários fornecedores possuem seus datacenters instalados fora do Brasil, o que impacta diretamente no tempo de resposta dos sites — principalmente quando dispostos na Europa ou Ásia.

Como são os planos oferecidos pela Locaweb?

A Locaweb, empresa pioneira em hospedagens de sites no Brasil, oferece planos de Revenda de Hospedagem com soluções para diversos tipos de clientes.

Entre os diferenciais da corporação, encontra-se a transferência e banco de dados ilimitados, além da revenda cPanel VPS — instalada em um ambiente dedicado, sobre um VPS, dotado de uma estrutura mais enxuta, e por isso, de preço mais acessível.

A Locaweb oferece, também, o WebHost Manager Complete Solution (WHMCS), que é uma ferramenta capaz de facilitar a rotina do desenvolvedor. Ele automatiza tarefas diárias, como cobrança, relatórios estatísticos, sistemas de tickets, e funções de administração financeira.

Os painéis oferecidos pela Locaweb (Cpanel ou Plesk) permitem a flexibilidade e usabilidade com o melhor custo-benefício do mercado, com planos compatíveis com sistemas operacionais Linux e Windows, e gerenciamento totalmente voltado ao desenvolvedor, enquanto, claro, a Locaweb cuida de toda a infraestrutura e segurança.

Tudo isso é aliado ao atendimento 24 horas oferecido nos 7 dias da semana, possibilidade de pagamento por boleto bancário em moeda brasileira e suporte totalmente em português.

E agora que você já sabe como a revenda de hospedagem é capaz de impulsionar o seu negócio e alavancar a sua rentabilidade, entre em contato com a Locaweb e escolha o plano que mais se adeque ao seu perfil.