Servidor dedicado: veja por que você precisa de um

Manter infraestruturas de grande porte requer o trabalho de um servidor dedicado. Ele evita instabilidades, lentidão e mantém o bom funcionamento das páginas. Com ele é possível desenvolver os projetos com eficiência, sem que nenhuma queda de desempenho interfira negativamente.

Como resultado, a satisfação do cliente é obtida, fator imprescindível aos desenvolvedores que precisam de bons feedbacks a longo prazo. Este post vai mostrar mais sobre o servidor dedicado e dar detalhes de como ele pode ser eficiente. Confira!

Qual a importância de ter um servidor de qualidade?

Um site com alto fluxo de acessos precisa de uma infraestrutura sólida e que suporte muitas visitas simultâneas. Caso contrário, são comuns ocorrências como lentidão no carregamento das páginas e até mesmo a sobrecarga, que resulta no site fora do ar.

Isso acontece quando o servidor não tem a robustez ou a qualidade suficiente para lidar com a demanda. É sempre importante buscar um serviço adequado às exigências de acesso da página, garantindo a boa experiência do usuário.

O servidor, quando eficiente, suporta o volume de acessos, ainda que precise ser dividido para vários sites. Entretanto, ainda há uma alternativa melhor: o servidor dedicado.

O que é e como funciona um servidor dedicado?

O servidor dedicado, como o nome sugere, tem todos os seus recursos e desempenho voltados para apenas uma infraestrutura. Nesse ambiente, o único cliente pode desenvolver o seu site a partir do zero, sem se preocupar com o quanto as aplicações irão consumir.

Como resultado, esse servidor dedicado oferece mais desempenho, o que reflete diretamente na qualidade das páginas que ele hospeda. Toda a robustez é utilizada em somente 1 site, já que o ambiente não é compartilhado com outros clientes.

Nesse cenário, os problemas de lentidão e de queda de páginas praticamente não acontecem. Basta escolher o servidor dedicado mais adequado às demandas de acesso.

Para quem o servidor dedicado é recomendado?

O servidor dedicado era algo considerado acessível apenas às organizações de grande porte. Esse pensamento permaneceu sólido durante muito tempo, mas a realidade mudou. O avanço da tecnologia tornou essa possibilidade mais palpável para as pequenas e médias empresas.

O preço era um fator que fazia toda diferença na hora de ter um suporte exclusivo ao seu site. Esse serviço, que trazia valores altos, já faz parte das possibilidades de qualquer negócio, desde os servidores mais básicos até aquelas com melhor desempenho.

A comparação com o cloud

A infraestrutura em cloud, ou seja, em nuvem, foi uma tendência relevante por muito tempo. Entretanto, essa tecnologia ainda tem características compartilhadas e, apesar de sua proposta mais leve, alguns sites não tiveram o mesmo desempenho quando transferidos a esse ambiente.

O servidor dedicado mostrou nesse momento que ainda é uma alternativa eficiente. O avanço da tecnologia se refletiu também na performance das páginas, cada vez mais exigentes e com mais recursos.

Quais são os principais benefícios de um servidor dedicado?

Contar com uma infraestrutura totalmente dedicada ao seu site é uma decisão acertada. São vários os benefícios obtidos por conta desses recursos exclusivos, que não precisam ser divididos com nenhum outro projeto. Conheça a seguir os fatores de destaque que fazem valer a pena essa decisão.

Disco SSD

Os servidores dedicados utilizam discos rígidos no registro de seus dados, entretanto, os mais eficientes são os escolhidos. O SSD é o que há de melhor na tecnologia de armazenagem, graças a sua potência de leitura, muito mais ágil do que os discos comuns.

Esse recurso permite processamentos mais rápidos em todas as demandas executadas pelo servidor. Naturalmente, essa potência interfere positivamente no desempenho das páginas.

Servidor brasileiro

O servidor nacional é de grande vantagem às empresas brasileiras. Por estarem aqui, a latência é reduzida, ou seja, o tempo de resposta da conexão é potencializado.

Esse fator reduz a lentidão no carregamento de páginas e na execução de qualquer comando nos sites. Tudo fica mais rápido, refletindo diretamente na experiência de navegação de quem acessa o domínio.

Personalização

Por ser inteiramente do cliente, o servidor dedicado pode ser personalizado como for necessário. O desenvolvedor que atuar à frente do projeto pode fazer as mudanças e os direcionamentos que preferir, melhorando o desempenho e adequando ao que é pretendido para o site.

A empresa que oferece a infraestrutura se responsabiliza por manter o servidor no ar, funcionando perfeitamente. Qualquer adaptação é por conta do cliente e do desenvolvedor, podendo ser feita sem restrições.

Quando é a hora de contratar um servidor dedicado?

A primeira motivação é querer migrar de um serviço compartilhado para algo totalmente seu, que terá um desempenho melhor e que pode ser personalizado.

Há algumas outras situações rotineiras que podem influenciar nessa percepção, principalmente no que diz respeito a desempenho e qualidade de serviço. A seguir, confira algumas razões que você pode perceber, servindo como gatilhos de necessidade de migração ao servidor dedicado.

Melhoria da experiência do usuário

Ponto fundamental, a experiência é sempre o fator principal de motivação de mudança. Quando o usuário acessa um site e encontra problemas de navegação, como lentidão de páginas e pouca funcionalidade, as chances de ele retornar são pequenas.

Se esse problema tem sido recorrente, é hora de optar por um servidor dedicado. O desempenho no acesso melhora consideravelmente, já que toda infraestrutura é exclusivamente voltada a uma só página.

Aumentar a segurança dos dados

Contar com um ambiente exclusivo transmite mais segurança para que dados sejam geridos sem preocupações. Somente o programador responsável pelo projeto atua naquela infraestrutura.

Reduzir a instabilidade

Em um blog, um post de sucesso pode ter mais acessos que o normal e o site simplesmente cair, justamente por conta de um servidor compartilhado. Isso interfere diretamente na visibilidade da página

O mesmo pode acontecer nos e-commerces, em dias de lançamentos de produto, em que a procura é maior. Já esse fato tem consequências ainda mais graves, interferindo no número de vendas realizadas.

Trabalhar em um servidor dedicado é oferecer o melhor desempenho aos sites dos seus clientes. Uma solução personalizada torna a estrutura ainda mais capacitada, passando longe de problemas de experiência ao usuário.

A Locaweb pode ajudar você com isso! Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços.