SMTP Locaweb: entenda o que é e saiba quais são seus diferenciais

O Simple Mail Transfer Protocol, mais conhecido pela abreviação SMTP, é um protocolo responsável pelo envio e pela entrega de e-mails na internet. Criado em 1982 e atualizado em 2008, ele é utilizado por diversos tipos de aplicações de e-mail para a função de envio, enquanto para descarregar as mensagens do servidor é utilizado o protocolo POP3 ou IMAP.

Ainda que sistemas proprietários de e-mail como o Microsoft Exchange e webmails como o Gmail utilizem outros tipos de protocolo quando operam em caixas de e-mail dentro dos seus próprios servidores, todo tipo de aplicação utiliza o SMTP para enviar e-mails que estão fora dos seus sistemas.

Portanto, é fundamental utilizar o SMTP quando é necessário integrar alguma funcionalidade automatizada de uma página ou de um sistema ao serviço de e-mail, como as mensagens para recuperação de senha ou comprovações de compras no e-commerce.

Neste artigo vamos explicar melhor o que é o serviço de SMTP Locaweb e como essa plataforma pode ser utilizada para potencializar os resultados de quem utiliza o e-mail como parte importante das suas operações na web. Acompanhe!

O que é SMTP Locaweb?

O SMTP Locaweb é uma plataforma de e-mails transacionais robusta e recheada de funcionalidades que vão assegurar alto desempenho e velocidade no envio de e-mails e notificações automatizadas.

Quando é necessário disparar uma grande quantidade de mensagens personalizadas para muitos usuários diferentes, os clientes de e-mail tradicionais não bastam. Existem limitações na quantidade de envios, e as chances de que essas mensagens sejam barradas por sistemas que filtram lixo eletrônico são muito altas. Para garantir o envio e a entrega de e-mails utilizados em um contexto profissional, é preciso recorrer a uma ferramenta profissional.

Traçando uma analogia do serviço de e-mail com o correio tradicional, é possível classificar o SMTP como o carteiro. É ele que vai pegar a mensagem enviada pelo remetente, conferir o nome e o local da entrega e garantir que ela chegue ao destinatário sem nenhum tipo de problema.

O SMTP Locaweb é mais do que uma simples utilização do protocolo ou um servidor SMTP: o serviço é uma plataforma poderosa, que pode ser integrada com todo tipo de sistema, como sites, e-commerces, aplicativos de celular e muitos outros.

Essa plataforma é uma solução essencial para todo tipo de sistema que se comunique com seus usuários por meio de mensagens automatizadas de e-mail, como a confirmação da assinatura de um serviço online ou a recuperação de credenciais de acesso.

Um exemplo clássico de uso do SMTP Locaweb é no e-commerce, quando um cliente faz a compra de um produto e recebe uma série de e-mails notificando a confirmação do pedido, o pagamento, o envio para a transportadora e a nota fiscal.

Quais são as principais funcionalidades do SMTP Locaweb?

A funcionalidade mais importante do SMTP Locaweb é a capacidade de enviar e-mails em grandes volumes. O usuário não esbarra em limitações de envios ou destinatários que estão presentes nas caixas de e-mail tradicionais, com o objetivo de evitar a propagação de lixo eletrônico.

Esse sistema garante os IPs limpos, o que assegura que as mensagens não serão barradas por um comportamento que pode ser considerado suspeito pelos servidores de e-mail. Para o envio profissional de e-mails em massa, é fundamental contar com uma plataforma de e-mails transacionais capaz de superar as limitações tradicionais de caixas de e-mail voltadas para o usuário comum.

Para um e-commerce, ter um e-mail barrado e não entregue ao cliente final pode significar uma venda perdida. Da mesma forma, quando um serviço qualquer na web — como uma assinatura de streaming de filmes ou jogos eletrônicos — não consegue enviar e-mails automáticos para a recuperação de senhas ou autenticação em duas etapas, a frustração do usuário pode ser o ponto final da relação.

A entregabilidade é um fator decisivo para e-mails transacionais de qualquer tipo, e o SMTP Locaweb é uma plataforma com todos os recursos para garantir que o que foi enviado chegará são e salvo à caixa de entrada do destinatário.

Outra funcionalidade de destaque do SMTP Locaweb é a configuração via webhook. Com essa tecnologia fica muito mais fácil integrar a ferramenta aos sistemas que demandam o envio de e-mails, economizando esforço e tempo investidos pelo time de tecnologia.

Hoje, nenhuma outra plataforma similar faz esse tipo de integração por webhook no Brasil. A Locaweb mais uma vez é a pioneira e oferece configuração e automação.

O painel de gerenciamento também é um grande diferencial do SMTP Locaweb. Por meio dele é possível visualizar uma série de relatórios relevantes, como o histórico de envios, a taxa de cliques, a taxa de abertura e outras informações que serão utilizadas para uma avaliação precisa da performance dos envios.

No painel de gerenciamento também é possível identificar se algum cliente final não recebeu uma mensagem enviada e qual foi a causa disso — o que pode ser desde algo corriqueiro, como um endereço digitado incorretamente, até algo mais complexo e incomum, como uma falha de infraestrutura do remetente ou do destinatário.

Outra vantagem do SMTP Locaweb que vale a pena ser destacada é o suporte oferecido pela empresa. Com uma credibilidade construída em anos como fornecedora de infraestrutura para a web, a Locaweb sabe resolver com facilidade os principais obstáculos enfrentados pelos seus clientes.

Para garantir que nenhum deles fique sem resposta, existe a possibilidade de acessar o suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana. A qualquer momento que for preciso, é possível conversar com um especialista por chat ou telefone.

A infraestrutura robusta e bem distribuída da Locaweb pelo território nacional também endossa uma estabilidade e confiabilidade alta do SMTP Locaweb, evitando que qualquer tipo de atividade seja interrompida por uma indisponibilidade de serviço.

Para quem o SMTP Locaweb é recomendado?

O SMTP Locaweb é fundamental para todas empresas que precisam lidar com e-mails transacionais. Improvisar esse tipo de funcionalidade pode prejudicar seriamente a entregabilidade desses e-mails e fazer com que muitos clientes fiquem sem receber mensagens importantes.

Ousar fazer esse trabalho manualmente, enviando cada e-mail pessoalmente para cada cliente, não só é algo impossível de ser escalado como um desperdício de mão de obra, que poderia ser utilizada para realizar funções mais estratégicas. Além disso, um e-mail enviado por uma pessoa jamais terá o imediatismo e a confiabilidade que a mensagem de uma plataforma automatizada tem.

O mais importante na hora de escolher essa solução é buscar um produto que atenda a essas necessidades do negócio, seja confiável, garanta a segurança dos dados enviados para os clientes e tenha uma taxa de entregabilidade excelente.

Como contratar o SMTP Locaweb?

Por fim, mas não menos importante, é preciso citar o preço do SMTP Locaweb. As assinaturas do serviço são cobradas em real, o que é uma vantagem para o controle de custos da empresa — já que os valores do serviço não flutuam de acordo com a cotação do dólar.

É possível contratar o SMTP em 10 planos diferentes, cada um voltado para um perfil de empresa e para um volume de e-mails enviados. Com isso, a escalabilidade do negócio é garantida, já que se for preciso mandar mais mensagens, basta migrar para um plano com uma cota maior.

Para contratar o serviço, basta entrar em contato ou realizar a compra pelo site. Lá também é possível conferir melhor os detalhes dos planos disponíveis e de todas as funcionalidades do SMTP Locaweb.

Gostou de conhecer mais sobre o SMTP Locaweb? É essa a solução que você buscava para a sua empresa? Aproveite para contratar o serviço agora mesmo!